quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ciencine e o Tempo do Laboratório

Os últimos meses foram de intensa evolução, mesmo sem as sessões públicas de vídeos e debates no Instituto Biológico. Mas a ciência é assim precisa de tempo de laboratório para evoluir. Faço uma lista com algumas atividades que fizeram parte desta pesquisa constante.

- palestra no II Ewclipo em setembro de 2009, em Arraial do Cabo-RJ - Encontro de Blogs Científicos - Tema: Cinema e Divulgação Científica.

- produção do "Teko Rexai" - Vídeo sobre Medicina Tradicional Guarani - documentário realizado, em cartaz na Tv Cultura em 2010. Tema: visão antropológica da medicina dos índios guaranis.

- edição do vídeo do III Simpósio de Arte Contemporânea do Paço das Artes - este documentário destaca que os artistas estão numa intensa busca de conhecimentos científicos.

- criação do projeto Landell - O Inventor das Telecomunicações, selecionado entre os dez do PIC DOC(RJ). Viagem e participação no Realscreen, em Washington-DC, compondo a Delegação Brasileira do BTVP/Apex.

- Programa Roda Viva da Tv Cultura - Twitter ao vivo da entrevista do biólogo e empreendedor Fernando Reinach.

- curso de Vídeo de Divulgação Científica para a turma 2010 do Núcleo José Reis de Divulgação Científica. O foco do curso é aproveitar os elementos do fatos científicos como proposta de linguagem para os vídeos. Logo os vídeos dos alunos estarão disponíveis para os nossos debates e vamos comentá-los.

Todas essas atividades, tão distintas, mas entrelaçadas são capazes de ligar os mais diversos campos científicos. Inevitável lembrar de Mário Schenberg, o físico que tanto inspira os divulgadores científicos, "a ciência deve caminhar no desconhecido".

Nenhum comentário: